ACIRS
Boa tarde, hoje é dia 21/10 e são

ACIRS DEBATE: 08/05/2018

Ampliar/Diminuir Texto Imprimir Notícia

Simplificação da análise de projetos em Rio do Sul é tema de ACIRS Debate


Com o objetivo de trazer informações e colocar em discussão a simplificação da análise de projetos técnicos no município, a Associação Empresarial de Rio do Sul realizou, nesta manhã, mais uma edição do ACIRS Debate.

Quem explicou sobre a implantação foi a arquiteta e diretora executiva de planejamento da Prefeitura de Rio do Sul, Carolina Kuhl. “Tínhamos muitas reclamações de profissionais que precisavam rapidamente da aprovação de seus projetos técnicos, surgindo então a necessidade da simplificação da análise deles”, conta a arquiteta.

Ela lembrou ainda que a ideia de criar o projeto surgiu no Núcleo de Arquitetos da ACIRS. Ao identificarem a oportunidade o grupo promoveu, em 2016, um seminário para falar do assunto, despertando o interesse do poder público municipal, técnicos e entidades.

O modelo proposto visa atribuir ao município apenas a análise de itens dos projetos que possuam interferência no espaço coletivo, na cidade. A responsabilidade pela qualidade e características dos espaços internos, será atribuída aos profissionais contratados para a elaboração dos projetos.“A análise de projetos irá beneficiar não apenas os arquitetos, mas sim todos os profissionais que trabalham ligados a construção civil”, comenta a arquiteta.

Para a elaboração da proposta de simplificação foram analisados outros modelos implantados no Estado, exigindo mudanças também no Código de Edificações do município.

“Essa questão da simplificação se estende há alguns anos e ver que ela está se concretizando é muito gratificante, isso porque promove o fortalecimento e o desenvolvimento do município. Agora será muito mais fácil e ágil para a aprovação, devido ao profissional poder realizar grande parte das atividades necessárias online. Dúvidas também serão sanadas com facilidade já que todo o conteúdo necessário estará exposto no portal da prefeitura”, conta o coordenador do Núcleo de Arquitetos da ACIRS, Ramon Testoni.

Para Carolina os principais benefícios da proposta estão na padronização das Informações apresentadas e na avaliação dos projetos, que se dará através de uma lista de itens pré-estabelecida, redução e definição dos itens analisados e na transparência. A mesma lista que é utilizada pelos analistas, será disponibilizada para os profissionais, para que possam fazer uma verificação prévia, evitando reanálises.

Voltar


Balanço de ações sociais

quantos somos:
638
associados
Junte-se a Nós
Associe-se!
Endereço Rua XV de Novembro, 73
Térreo, Centro - 89160-033
RIO DO SUL / SC

Contato Telefone: (47) 3531-0500
E-Mail: acirs@acirs.com.br
Newsletter Fique por dentro de tudo
que acontece na ACIRS.

Todos os direitos reservados - ACIRS - 2014 - WLive!