ACIRS
Boa tarde, hoje é dia 21/10 e são

Sala de Imprensa: Notícias 05/02/2017

Ampliar/Diminuir Texto Imprimir Notícia

Inadimplência das empresas diminui 6,5% em 2017

Nesta semana a Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) irá realizar uma ação junto aos empresários rio-sulenses sobre o uso da ferramenta de análise de crédito


Imagem: ilustração

A inadimplência do consumidor caiu 3,8% no acumulado 12 meses (fevereiro de 2017 até janeiro de 2018 frente aos 12 meses antecedentes), de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Já na avaliação mensal com ajuste sazonal, janeiro apresentou crescimento de 1,6%. Quando comparado o resultado contra o mesmo mês de 2017, o indicador caiu 6,2%.

As adversidades ocorridas na economia ao longo dos últimos dois anos geraram grande cautela nas famílias, inibindo o consumo e consequentemente contribuindo para a diminuição do fluxo de inadimplência. Bem como o uso de ferramentas de análise de crédito, por parte das empresas e comércio. Com a perspectiva de crescimento da economia e renda, juros menores e inflação controlada, espera-se uma retomada sustentável da demanda de crédito, expandindo a renda disponível das famílias, fatores que deverão colaborar para a manutenção de um ritmo estável do estoque de inadimplência em 2018.


Metodologia

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau. Em virtude da Lei Estadual de São Paulo n° 15.659/2015, a partir de setembro de 2015 passou-se a usar como referência para este estado o número de cartas de notificação enviadas aos consumidores em vez dos números de débitos ativos na base do SCPC.

Durante os dias 7 e 8 a ACIRS, junto à consultoria da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), irá realizar uma ação junto às empresas rio-sulenses com o intuito de instruir com relação ao uso da ferramenta. A proposta é levar essa solução empresarial de forma mais efetiva e a mais empresários da região.

“Nossa missão é participar do crescimento e fortalecimento das empresas rio-sulenses, por isso oferecemos inúmeras soluções empresariais. Por meio do Boa Vista SCPC o empresário passa a ter mais confiança na hora de analisar o crédito", pontua o diretor de mercado e soluções da ACIRS, Riciéri Fernando Ramlov.

O Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) oferece soluções para decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores, e registra 42 milhões de transações de negócios por dia. A Boa Vista SCPC fornece atualmente mais de 200 milhões de consultas por mês a seus clientes e consumidores.

Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital.

Voltar


Balanço de ações sociais

quantos somos:
638
associados
Junte-se a Nós
Associe-se!
Endereço Rua XV de Novembro, 73
Térreo, Centro - 89160-033
RIO DO SUL / SC

Contato Telefone: (47) 3531-0500
E-Mail: acirs@acirs.com.br
Newsletter Fique por dentro de tudo
que acontece na ACIRS.

Todos os direitos reservados - ACIRS - 2014 - WLive!